domingo, 14 de julho de 2013

Erros do passado #3

Este até mete arrogância (minha) à mistura...

Não costumo escrever nomes de legumes, mas, à partida, penso que os sei escrever. Suponho que o mesmo se passe convosco.

Há uns anos, numa mercearia, reparei no nome deste legume, escrito no plural, tal como está na legenda.

Brócolos

Eu, senhora-professora-muito-dona-do-meu-nariz, não disse nada, mas pensei (mesmo): "Que ignorantes! Escrevem os nomes de qualquer maneira...", enquanto na minha cabeça visualizava a palavra correta (achava eu): "Bróculos"! Afinal de contas, era só acrescentar "óculos" às letras iniciais "Br", certo? ERRADO!

Já não me lembro como fiquei a saber que "brócolos" se escreve com "o" e não com "u" na segunda sílaba, mas nunca mais me esqueci que, naquele dia, fui arrogante demais, mesmo não dizendo nada. Agora tenho mais cuidado antes de julgar que os outros escrevem mal (pelo menos em relação a palavras que não tenho por hábito escrever)!

Não há duas sem três

E é por isso que a Vassoura e a Varinha têm, pelo terceiro dia consecutivo, uma festa de aniversário onde ir (ontem ausentaram-se de casa dos avós, durante algumas horas, para irem à festa de uma amiga)... Desta vez, porém, vamos todos à festa, pois é um familiar, o tio que referi aqui, que faz anos.