sábado, 19 de novembro de 2016

Conversa ao deitar, hoje

Varinha: Por que é que as portas são tão grandes?

Eu: Para as pessoas passarem à vontade, e para os móveis entrarem nas divisões...

Vassoura: Automóveis entrarem em casa?!?!

Eu: Eu disse móveis, não disse automóveis. Os nossos móveis são bons mas ainda não se mexem sozinhos, não são auto-móveis! 😉

Até eu já admito...

... que a minha barriga está maior do que quando não estava grávida e ficava inchada. Felizmente já só faltam três dias para contarmos a novidade às crianças!

Pré-Olimpíadas de Matemática - 5.º ano

A Vassoura participou nas Pré-Olimpíadas. Um dos problemas era o seguinte:

As bolachas preferidas do Gonçalo têm na sua lista de ingredientes: açúcar, óleo de palma, avelã (14%), cacau em pó e leite (6%). Os ingredientes estão ordenados por ordem decrescente da sua percentagem. 
Qual é o valor máximo possível para a percentagem do óleo de palma?
A) 14            B) 21             C) 37            D) 40            E) 80


A resposta que a Vassoura selecionou, inicialmente, pareceu-me errada, mas depois achei que ela tinha pensado bem. Agora, ao ver que a proposta de solução apresentada no site é a que eu pensei de início, fiquei hesitante, mas depois de repensar continuo a achar que a Vassoura tem razão.

Há por aí quem esteja disponível para dar a sua resposta, justificando-a (se possível)?

Obrigada.

Nota: Não digo qual foi a resposta da Vassoura nem qual a do site (não vos posso impedir de lá ir, no entanto) para não influenciar o vosso raciocínio.

***************

Depois de publicar o post comecei a escrever um email a pedir um esclarecimento à OPM, mas não o enviei e entretanto apaguei-o. Ocorreu-me uma forma de eles terem razão, mas não gosto - acho-a traiçoeira (mas possível, de facto). 
Que isto não vos iniba de escreverem as vossas respostas, OK? 😉