quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Sabem o que é...

...papel esquiço* esquisso

Eu confesso que desconhecia e que não foi fácil encontrar um bloco com esse nome, para a Vassoura e para a Varinha. Quando encontrámos foi uma vitória! :-)

Vitória de curta duração. Quando as professoras que pediram o papel esquisso viram os blocos de papel esquisso, disseram que não era aquilo e devolveram-no.

Eu sou professora e não gosto de falar mal dos meus colegas de profissão. Já bem basta o que outros dizem por aí. Mas... também não gosto que façam de mim parva. Se querem um papel esquisso específico de determinada marca ou gramagem, ou whatever, tudo bem, não tenho nada contra, porque elas lá sabem que material é melhor para aquilo que os alunos vão fazer. No entanto, se querem algo específico, devem ser explícitos na lista de material. Não utilizem uma denominação genérica para a seguir dizerem que "não é aquilo" e "levas para casa e ficas com um bloco para fazeres o que quiseres" e continuarem sem dizer realmente o que é que querem!

Outros exemplos (que podem fazer a diferença):
  • "1 tubo de cola stic" não é o mesmo que "1 tubo de cola stic UHU de 40g"
  • "1 conjunto de plasticina" não é o mesmo que "1 pacote de plasticina JumpingClay de 18g das cores: azul, amarela, vermelha, verde, branca, laranja e preta"
Sou sincera: não achei bem e vou dizê-lo às professoras nas reuniões.

Adenda
*"esquiço": como vinha escrito na lista de material - não me passou pela cabeça que estivesse mal. Entretanto já confirmei a grafia (é com 2 s). "Esquiço" existe, pelo menos no dicionário da Porto Editora, sendo o mesmo que "esquiça" (espécie de pau para tapar não sei o quê. Podem procurar no dicionário se estiverem interessados.)

Calções encontrados

O mistério dos calções desaparecidos foi solucionado. Não estavam para lavar, nem para engomar, nem arrumados... porque estavam no estendal, a secar! É caso para dizer: "Duh!"

O mistério dos calções desaparecidos

A Vassoura passou quase todo o verão a usar calções (principalmente os de ganga). Iam sendo lavados, não engomados e ficavam prontos a usar. Pois agora... não sabemos deles!

Não estão* no armário, nem no monte de roupa para (a Nina, que já voltou de férias) engomar, nem para lavar.

Sugestões de como resolver este mistério... alguém tem?

*leia-se: "Não os encontro" (não dou muito pela minha cabeça atual)

Vassoura, a patinadora

O Rogério ainda tem os patins de rodas que usava em miúdo/jovem, daqueles que se calçam com sapatos e se ajustam ao tamanho do pé. 

A Vassoura (só a ela servem os patins, no tamanho mais apertado) fez as suas primeiras experiências neste verão.


Ainda não é uma patinadora exímia (longe disso!), e ainda só patinou na cozinha, mas já ganhou algum equilíbrio. 

Apesar das limitações, já ultrapassou largamente a capacidade de patinagem desta bruxa que vos escreve!