quinta-feira, 30 de julho de 2015

Uma dor, um sorriso e uma boa noite

Ontem ao deitar-me começou a doer-me a perna esquerda. Fiz um pouco de massagem, mas não adiantou. Resolvi pôr em prática aquilo que tantas vezes leio em blogues e que tantas vezes me esqueço de viver (já me vou lembrando muito de vez em quando):

Sem posição confortável, sorri e disse interiormente: "Tu queres, Jesus? Então eu também quero!". Abracei a dor com um sorriso... e pouco depois estava a dormir.

Claro que poderia pensar que foi uma noite como as outras, em que adormeci depressa, pois adormecer logo é um dom que tenho, mas não, não foi uma noite como as outras, porque nas outras noites não costumo ter dores e porque de facto aceitei a dor. 

Reparem, não estou a dizer que aguento muito bem as dores, ou que a partir de agora aguento tudo com um sorriso. Não é nada disso. Estou apenas a contar o que se passou ontem. Gostei de adormecer depressa, mas gostei igualmente, ou mais ainda, de aceitar aquela dor que me estava a incomodar.

Sonhos #49

Na noite anterior à noite passada, sonhei que presenciava a reunião dos avaliadores do meu trabalho final da formação. Não eram meigos, não, e avaliavam o trabalho em 4,4. Lembro-me de, no sonho, pensar que era uma nota positiva muito baixa (estava à espera de mais)...

Assim que acordei, lembrei-me do sonho e tive duas reações opostas: 

Reação negativa: 4,4 não é uma positiva baixa, é negativa!

Reação positiva: Foi só um sonho, ufa!

Já tive um choque relativamente à nota - penso que o que for há de ser melhor!

Isto começa a parecer o Facebook...

... daquelas pessoas que contam tudo, tudinho, da sua vida. Porquê? Porque venho dizer-vos que já marquei dentista para mim... :-)

De férias...

... sem relatórios pendentes, sem coisas malvadas começadas por S em atraso...

... Eu no post anterior disse que me sentia de férias, mas a verdade é que hoje é mesmo o meu primeiro dia de férias!

Só que estar oficialmente de férias não quer dizer nada, no meu caso e com o meu feitio não-faças-agora-que-corres-o-risco-de-ter-pronto-a-horas-e-ai-que-chatice-se-isso-acontecer!...

Por outro lado, não sabendo o que vai acontecer relativamente ao recurso, deixei algumas coisas na minha sala de aula em standby. Se ficar, ficam; se não ficar, dou-as, empresto-as ou trago-as para casa. Isto significa que, quando souber o resultado, terei de ir à escola (ou não, talvez deixe as mudanças para o início de setembro, mesmo sabendo o resultado - e se ele for favorável - em agosto).

Já está #2

... revisto, impresso e entregue. Sinto-me de férias! :-)

Quem tem um(a) amigo(a) / leitor(a) atento(a) ...

... tem tudo (ou quase, vá)! ;-)

Começando pelo fim, a informação encontrada:

«Fiar fino» – significa fazer um trabalho bem feito. «Fiar muito (mais) fino», segundo o Dicionário de Expressões Populares Portuguesas, de Guilherme Augusto Simões (ed. Perspecticvas & Realidades, Lisboa): «Diz-se do que exige cuidados especiais ou se reveste de especial atenção; mudar de figura; ser mais exigente (Cândido de Figueiredo).» 
Já o dicionário da Academia das Ciências de Lisboa regista assim «fiar (mais) fino»: 
«Apresentar dificuldades, obstáculos; exigir esforço, cautela e minúcia. "Não basta um homem bater no peito e pertencer à irmandade do Santíssimo para o anjo da guarda lhe guardar as costas. Fia mais fino. Se a troco de duas cruzes na testa, duas rezas, um cristão estivesse a coberto de percalços, escorregar e não partir uma perna, meterem-lhe as mãos nos bolsos e não lhe palmarem a carteira, ter uma mulher de estalo e não lha abarbatar o amigo, quem quer era cristão." [Aquilino Ribeiro Machado, "Malhadinhas"].» 
Quanto a «Piar (mais) fino», não se encontrando registada em nenhum dicionário consultado, é expressão usada correntemente, numa clara "adaptação" da anterior, significando «falar sem levantar a voz, ou seja, não cantar de galo». Em certas circunstâncias, «piar fino» pode corresponder a «baixar a bola».

in https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/fiar-mais-fino-dif-de-piar-mais-fino/12794

Vem esta explicação, abusivamente classificada com a etiqueta "As lições da Mimi" (porque a explicação não é minha, como se vê), a propósito da expressão "pia mais fino" que utilizei ontem no post "Falta-me coragem". Filhote Pato, como leitor atento que é, disse-me que lhe parecia que a expressão correta era "fia mais fino". Conversa puxa conversa, e fiquei de investigar o assunto. Foi o que fiz (de forma pouco exaustiva, diga-se de passagem) e o resultado é este post. Pelos vistos, a expressão que utilizei (e utilizo de vez em quando) é usada correntemente, mas é uma adaptação da outra, ou por outras palavras, é uma prova que a língua é viva e está em permanente evolução...

Parabéns, M _ _ _ _ _ _ _!!!

Hoje faz anos a mãe da dúzia. Saudades, saudades e mais saudades... (a ver se telefono!)

Muitos P A R A B É N S ! ! !