sábado, 27 de junho de 2015

"Uma Aventura" e associações

Na minha juventude, lia e gostava muito da coleção "Uma Aventura", da Ana Maria Magalhães e da Isabel Alçada. Tinha (e tenho) todos os livros até ao 30. Deixei de ler, deixaram de me oferecer (faz sentido!). Atualmente a coleção já quase duplicou - na editora, cá em casa continuam a ser trinta. 

Há umas semanas, soube que a Vassoura tinha lido e gostado do segundo livro (emprestado por uma amiga), por isso fomos à arrecadação buscar a minha velhinha coleção. Surpresa: faltavam dois livros, o 21º e o 27º. Combinei logo arranjar os livros quando ela chegasse lá, lendo por ordem.

Na passada quinta-feira fui ao Continente* com a Vassoura, para comprar um fato de banho para ela. Passámos na parte dos livros e, tcharam!, encontrámos e comprámos os dois números em falta (além do 12º do Colégio das Quatro Torres, que era também o único que faltava na coleção).

A Vassoura é a devoradora de aventuras de serviço, mas a Varinha gosta de saber pormenores sobre as histórias e o Feitiço gosta de explorar as imagens.


Os desenhos originais não eram estes...
mas o Pedro usava óculos à mesma! :-)

Feitiço: Qual é que é o mau?
Eu: Nenhum, são todos bons.
Feitiço: Mas qual é que é o mau?
Eu: São todos bons. 
Feitiço [apontando, na contracapa, para a imagem do "Chico"]: Este não é mau?
Eu: Não.
Feitiço [apontando para um desenho do interior do livro, em que o "Chico" está a bater em alguém]: Mas aqui ele está a bater...
Eu: Deve estar a bater nuns "maus", para ajudar os "bons"...

Passado um bocado...

Feitiço [apontando para a imagem do "Pedro"]: Este é o professor?
Eu: Não.
Feitiço: Então por que é que usa óculos?
Eu: Porque a personagem dele precisa de óculos para ver bem, como tu ...

---------------------------

* (Passe a publicidade - quer dizer, todos nós dizemos aquela piadinha do "Novidades - só no Continente", por isso não me parece grave, além de que eu posso dizer e escrever coisas sobre as lojas que quiser.)