quinta-feira, 2 de abril de 2015

Uma das razões para este blogue existir

... é garantir que nem tudo o que se passa com a Vassoura, a Varinha e o Feitiço, ou o que eles dizem, se perde nos anais da memória.

Enquanto pais e relativamente aos nossos descendentes, há episódios tão engraçados que, na altura, pensamos que nunca os esqueceremos, mas é perfeitamente comum e compreensível que muitos deles venham a ser esquecidos.

No caso dos meus pais, é verdade que há algumas "saídas" dos filhos (somos sete irmãos) que eles não esqueceram, mesmo passados 40 ou 50 anos, mas outras perderam-se com o passar dos anos.

Hoje estive a reler alguns posts de junho de 2013 e ri-me com alguns mini-diálogos que envolviam sobretudo o Feitiço. Não me lembraria deles se não os tivesse escrito quando estavam "frescos"...

Viva este blogue auxiliador de memória materna! E proporcionador de boa-disposição - se não a vocês, pelo menos a mim, quando releio escritos mais antigos!

"Morreu"... - lixo com ela!

A personagem simpática, a quem chamávamos "avó" e que partiu a perna num acidente causado pelo Feitiço, foi há uns tempos para o lixo.

Porquê, passado tanto tempo depois da boneca partir a perna, deitá-la ao lixo?

Porque a perna foi partida em mais bocados (mais acidentes, suponho) e o resto do corpo também sofreu uns danos extra, ficando com uma parte pontiaguda e até perigosa.

:-(

TAP, TAC ou (...) ?

De há uns dias para cá, quando vê passar um avião, o Feitiço diz "Um avião da TAC" e eu, e as irmãs, quando estão presentes, corrigimos:

- Não é TAC, é TAP, TA-Pe-Pe, percebes? TAP.

O Feitiço nunca pareceu muito convencido quando o corrigimos...

Hoje o Feitiço construiu vários aviões com peças Lego e disse que um deles era um avião de ataque. Eu "tremi", com "medo" do avião de ataque. O Feitiço disse-me para não ter medo, porque era só um avião a fingir, não era um avião de ataque verdadeiro.

De repente, fez-se luz no meu espírito, e perguntei:

- Quando passava um avião e tu dizias que era "da TAC", tu querias dizer que era "d'ataque", que ia atacar?

Feitiço: Siim!

Eu: Ah, mas aqui não passam aviões de ataque.

Feitiço: Passam, passam!

Eu: Não passam, não.

[E espero que nunca passem.]