sábado, 28 de fevereiro de 2015

Mensagem de parabéns - 1ª parte

Minha querida amiga,

P-A-R-A-...

(Já sabes que o resto fica para depois da meia-noite!)

Sabiam que...

... desde não sei que ano (mas garantidamente depois de 1964) as pessoas que nascem até às 12 horas do dia 29 de fevereiro têm de ser registadas como nascidas a 28 de fevereiro e as que nascem depois das 12 horas têm de ser registadas como nascidas a 1 de março?

Quem mo disse nasceu a 29 de fevereiro e ainda "é do tempo" em que se podia registar uma criança como nascida nessa data.

É claro que uma coisa é o registo e outra a realidade, e a pessoa pode escolher festejar o seu aniversário oficial todos os anos ou festejar 4 aniversários a cada ano bissexto, ou - a opção mais escolhida, de certeza - festejar o oficial nos anos comuns e o real de quatro em quatro anos.

Oralidade versus escrita

Enquanto escrevia um comentário no facebook ao pé do Feitiço, eu dizia as palavras em voz alta: O Feitiço também tem um barco desses e adora!

Feitiço: A Dora* também tem um barco?!?

*Há uma funcionária na escola dele que se chama Dora, daí a associação.

Sonhos #39

Honestamente, lembro-me tão pouco deste sonho que nem vale um post, mas, como já sabem (porque eu não escondo!), eu gosto que o número de posts seja o maior possível, o mês está a acabar, etc. e tal,..., por isso aqui fica o registo:

Eu estava reunida, na mesma escola, com as quatro colegas de curso que iniciaram a sua carreira de professoras no mesmo colégio do que eu. Bem, no sonho era como se fossem as quatro, mas não eram as quatro verdadeiras: uma delas, no sonho, era "interpretada" por outra colega de curso que revi há duas semanas após mais de dezasseis anos sem nos vermos.

[Tentando concretizar, sem dizer os nomes: na vida real, as quatro eram a C., a A.C., a S.(mãe) e a D. (que ficou só um mês no dito colégio, por opção pessoal). No sonho, em vez da D. estava a S., que nunca trabalhou no tal colégio, mas era como se tivesse sido ela a trabalhar lá - e durante o ano todo.]

Lembro-me que no sonho estávamos todas contentes por estarmos novamente juntas a trabalhar.

Não me admiro com este sonho porque quando revi a S., também a C. e a S.(mãe) estavam presentes. Só a A.C. não esteve presente, mas não por falta de vontade.

Sonhos #38

Andei a ter sonhos dos quais me lembrava ao acordar, mas não os tendo registado logo, já me esqueci de quase tudo.

Num dos sonhos, estava a dar aulas nua. Ninguém parecia estranhar o facto: nem os alunos, nem uma senhora que devia estar à espera para ter uma reunião com alguém da escola e espreitava através do vidro (que ficava mais ou menos à altura da cabeça de um adulto) que existia entre a sala e o corredor onde ela estava. Mas eu, quando a vejo olhar para mim com um sorriso subtil, apercebo-me da nudez e decido - como quem não quer a coisa - vestir a bata por cima do corpo.

Sonho tramado!...

(Curiosamente, assim que me lembrei de um pormenor deste sonho, lembrei-me dele todo; de outro sonho, que ficará para outro post, continuo a recordar só uma fração.)

Sonhos #37

Sonho da Varinha, partilhado comigo por volta das 5:35h da manhã:

"Tu mandavas-me fazer trabalhos durante o fim de semana todo e eu não tinha tempo para brincar!"