sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Lá no fundo, no fundo...

A Vassoura e a Varinha estão a passar o fim de semana em casa dos avós maternos. Eram para ter ido ontem para lá, mas a minha mãe não estava a sentir-se com energia e adiou-se para hoje. Expliquei-lhes a razão. Em resposta, a Vassoura disse que, se a avó não estivesse bem para lhes dar a comida e o que fosse preciso, poderia ser o avô a fazê-lo! (Que atencioso da parte dela...) Retorqui que, não estando a avó bem, o avô estava ocupado a cuidar dela e que elas as duas só iriam hoje para casa deles - se a avó estivesse melhor.

Hoje tive a confirmação que dava para a Vassoura e a Varinha irem, mas só fomos depois da sesta do Feitiço, que acordou bastante tarde e, por isso, não lanchou (mas banho teve de tomar, devido ao insucesso da Missão).

Quando chegámos a casa dos meus pais, a Varinha e a Vassoura perguntaram logo se podiam ver o que estava a dar no Canal Panda. O Feitiço foi o único a abordar a minha mãe sobre o ter estado doente, para saber como é que ela estava. Enfim, mais ou menos, pois o objetivo dele ficou pouco claro - certo é que olhou para a avó e teve uma atenção para com ela que as irmãs não tiveram.

O meu pai chegou pouco depois com parte do jantar (delicioso frango assado e batatas fritas*). Quando deu por isso, o Feitiço disse:

- Obrigado por trazeres a comida!

Pois é, muitas penso que o Feitiço é um bocado selvagem e muito pouco civilizado, pela maneira como trata as irmãs e até a mim, pela forma como se exprime (quase sempre aos gritos), pelo modo como esperneia quando é contrariado e transportado para onde não quer,... mas depois tem estas saídas que mostram que, no fundo, é sensível e bem-formado (será?). Já as irmãs, apesar de não serem, nem parecerem, nenhumas santas, ficaram muito mal nesta "fotografia"...

*(Não sei se as batatas eram de compra ou não. Eram?)

Fizeste o quê?

Sem qualquer pré-aviso, o meu filho mais novo iniciou uma conversa interessante:

Feitiço: Mamã, eu mamei-te na televisão!
O meu cérebro* esteve à altura do desafio que este início de conversa prometia [a sério que esteve - já vão confirmar que sim].
Eu: Não.
Feitiço: Sim, sim, eu era bebé. Eu vi!
Eu: Não, tu não me mamaste. Tu mamaste nas minhas maminhas, quando eras bebé, e o papá filmou. Não dá na televisão, não é um programa de televisão, é um DVD que temos e que podemos ver.**
Feitiço: Posso ver outra vez?***

* O meu cérebro esteve à altura do desafio; o mesmo não posso dizer das minhas capacidades verbais e explicativas. Para o Feitiço, programas de televisão e DVD vão dar ao mesmo, porque aparecem no mesmo sítio - a televisão.

** O que achei incrível foi que já devem ter passado muitos, muitos meses, talvez mais de um ano, desde que o Feitiço viu pela última vez algum filme dele a mamar. Por que terá ido buscar isso para uma conversa?

*** Ou algo do género. Foi difícil reter o resto da conversa depois daquele começo sui generis.

Às vezes...

... no meio das névoas dos meus pensamentos, surge um que brilha como o Sol, me põe um sorriso nos lábios e me tranquiliza o espírito. Obrigada a Quem de direito.

Sabes que estás sem empregada #2

... quando a tua casa começa a parecer o faroeste num filme de Hollywood, com tufos de vegetação seca (aka cotão) a andar de um lado para o outro!

P.S. - Só não está pior porque o Gato Rogério andou a aspirar... Obrigada, Rogério! :-)

A coisa complicou-se!

Vassoura: Mamã, posso comer um rubuçado?
Eu: Não sei o que é um rubuçado...
Vassoura [corrigindo]: Eu disse rubeçado!
Eu: Rubeçado?
Vassoura [a começar a desesperar, que ela já é crescida para estas confusões]: Rubaçado!
Eu [na galhofa descarada]: Vê lá se a seguir vais dizer "rabo assado"!
Rimos ambas e a seguir lá lhe disse a palavra correta, que é, como toda a gente sabe, ri-buçado! ;-)

Xixi 12 - 7 Varinha

Valeu a pena o otimismo de ontem... Assim, já são sete vitórias seguidas!

Mãos da Varinha.