quarta-feira, 17 de julho de 2013

Não é o máximo?

- O quê? - perguntam vocês.
- Dizer-se "um máximo" em vez de "o máximo"?...

Antes que alguém concorde, deixem-me já dizer que eu não concordo e, até prova em contrário, vou achar que quem escreve "um máximo" não é "o máximo"...

"- Ai! - Tudo bem por aí?" ou será "- Aí! - Tudo bem por ai?"

Este título diz tudo o que há para "ensinar" hoje...

"Ai, coração de mãe!" não é igual a "Aí, coração de mãe!"... Este é apenas um dos muitos exemplos que se podem observar por aí (e não por ai), e por "aí" entenda-se, sobretudo, blogosfera e Facebook.

Eu sei que devo parecer paranóica. Hoje em dia é tão vulgar usar-se abreviaturas em mensagens de texto, que elas já invadiram outros formatos. Da mesma maneira, muitas pessoas suprimem os acentos nas mensagens de texto, por uma questão de rapidez. Eu compreendo e, honestamente, embora não seja fã nem das abreviaturas, nem da supressão dos acentos, também já utilizei, em mensagens informais, muitos q, s, n, t, qq, mt, (tradução: que, se, não, te, qualquer, muito), especialmente se precisasse de poupar caracteres para caber tudo numa só mensagem. Também já suprimi acentos, se me quisesse despachar - é óbvio que, num telemóvel normal, um "a" se escreve muito mais depressa do que um "ã", um "á", um "à" ou um "â" e o mesmo se verifica com as outras vogais.

No entanto, quando se escreve num teclado normal de computador, não é assim tão demorado escrever a vogal com o acento, embora, se se estiver a escrever em "direto", numa conversa instantânea, compreenda a utilização tanto das abreviaturas como das vogais sem acento.

O que não compreendo, então, não é a falta de acento nas palavras, em algumas situações, pelo menos. Eu não compreendo é que percam tempo a pôr acentos onde eles não existem!

Vi acentos em "felícidade" e outras palavras semelhantes...

Já agora: nenhuma palavra terminada em "-mente" tem acento gráfico, mesmo que, no caso dos advérbios, o adjetivo que lá se "esconda" tenha.

Exemplos:

Embora "amável" (adjetivo) tenha acento no "á", "amavelmente" (advérbio) não tem acento nenhum.

"simpática" (adjetivo) / "simpaticamente" (advérbio), etc.

Preparar setembro #2

Desta vez, trata-se de preparar material e livros (identificar, forrar, etc.) da Vassoura. Sei que hoje vou só começar, que isto vai-se fazendo... com calma.