sexta-feira, 12 de julho de 2013

Palavras à moda deles #7

A Vassoura garantiu que nunca fazeria uma coisa qualquer que não recordo (só fixei a forma verbal)!

Erros do passado #2

Conhecem a expressão "à última hora"? Se não fosse a minha mãe, eu ainda diria, erradamente: "à última da hora"...

Inanidade

Não é só o Feitiço que anda a aprender palavras novas... Eu também estou sempre a aprender.

Li num comentário, noutro blogue, o termo "inanidade". Já foi há uns dias, e pelo contexto conseguia perceber o sentido geral da palavra, mas só hoje consultei o dicionário. Eis o que encontrei:

inanidade n.f. 1 qualidade daquilo que é inane; 2 cara(c)terística do que é oco ou vazio; 3 futilidade; vaidade (Do lat. inanitate-, «inanição»)

inane adj. unif. 1 que não contém nada no interior; vazio; oco; 2 [fig.] vão; baldado; 3 [fig.] fútil (Do lat. inane-, «vazio»)

Erros do passado #1

Não, não são opções de vida que lamento ter tomado em tempos idos. :-) São simplesmente erros gramaticais, ou de outro tipo, que eu a certa altura superei, e quase sempre com a intervenção de alguém.

Não estou, portanto, a "atirar pedras ao ar", pois os meus telhados também são de vidro...

Deixei de cometer este(s) erro(s) (ver abaixo) no mesmo dia em que tomei consciência dele(s), com 15 anos. Graças a quem? Graças a uma professora (de uma disciplina que não era Português), que se apercebeu que muitos alunos davam este erro e que em poucos minutos nos esclareceu.

Como conjugar o verbo manter
(ou abster-se, conter, deter, entreter, obter, suster, entre outros)

A resposta é simples: em todos os tempos verbais, a terminação destes verbos é igual à terminação que tem o verbo ter.

Exemplos:

tenho / mantenho / sustenho [no Presente do Indicativo, creio que ninguém se enganava]

tinha / mantinha / obtinha [erros: mantia, obtia]

tive / mantive / abstive-me [erros: manti, absti-me]

tivera / mantivera / detivera [erros: mantera, detera]

- teve / manteve / entreteve [erros: manteu, entreteu]

Da mesma forma, o verbo intervir* conjuga-se como o verbo vir.
*(e outros, como advir, provir e sobrevir)

Exemplos:

- venho / intervenho / advenho [creio que ninguém se enganava]

- vinha / intervinha / sobrevinha [erros: intervia, sobrevia]

- vim / intervim / provim [erros: intervi, provi]

- veio / interveio / adveio [erros: interviu, adveu]

- viera / interviera / sobreviera [erros: intervira, sobrevira]

----------
Adenda: Substituí o verbo "provir" pelo verbo "intervir", referido pela Miú Segunda no seu comentário, pois "intervir" é muito mais usado e "chega" a mais pessoas, provavelmente.

Nem todos os verbos terminados em "-ter" se conjugam como o verbo ter. Exemplos: meter, cometer. Para ajudar, lembrei-me de incluir um truque (que é o que eu uso, em caso de dúvida):

- Dizer o verbo no Presente do Indicativo, na 1ª Pessoa do Singular ("Eu .............."). Porquê? Porque, em princípio, ninguém (com mais de 6 ou 7 anos) se engana nesse tempo. Ninguém diz: "eu metenho" em vez de "eu meto", ou "eu cometenho" em vez de "eu cometo" - logo, estes verbos não se conjugam como o verbo ter. Por outro lado, ninguém diz "eu manto" em vez de "eu mantenho", "eu conto" em vez de "eu contenho", ou "eu obto" em vez de "eu obtenho". O que acham deste truque?

Sonhos #9

Esta noite tive uma estreia: sonhei com pessoas que não conheço pessoalmente, mas cujas vidas "acompanho" num dos meus blogues preferidos: "Pais de Quatro"!

Primeiro estava no carro novo da família e o João (o pai) estava a contar-me o que tinha acontecido ao carro anterior (devia ser qualquer coisa específica de carros, porque não registei o que foi). Depois, não sei como (que nos sonhos há muita liberdade de movimentos e as cenas sucedem-se sem necessariamente terem lógica), estava na casa deles, que era enorme (muito maior do que o que mostraram neste post, garanto), a conversar com a Teresa (a mãe), que confirmei ser uma pessoa muito simpática.

A casa da família, que era enorme, como já disse, tinha também uma piscina. Na verdade, embora fosse a casa deles, parecia mais um hotel, pelos corredores que se percorriam entre os vários espaços.

Não me lembro como acabou o sonho...