sábado, 9 de março de 2013

Dose diária

Passei o dia inteiro com os meus filhos, como é habitual, sendo sábado.

Mas enquanto se preparava para ir para a cama, com a minha ajuda, a Varinha (saber quem é aqui) disse-me que hoje ainda não tinha tido mimo suficiente. É claro que lhe dei festas, abraços e beijos até ela sentir que já tinha tomado a sua dose diária, e fi-lo com muito prazer. Mas fiquei a pensar sobre a questão...

Tal como precisam de comer, dormir e brincar, e não precisam de ver televisão (embora haja programas adequados para a sua idade, são totalmente dispensáveis), as crianças precisam de mimo. Não foi hoje que descobri isto (pobres dos meus filhos se tivesse sido!), mas reconheço que por vezes, estou presente fisicamente, mas estou entretida com outras coisas - muitas vezes pouco mais do que inúteis.

Gostei que a Varinha tivesse verbalizado a sua necessidade. Lembro-me de quando a Vassoura se queixava de dores só para ter atenção e mimo - e eu sempre a dizer-lhe: "Se queres colo, mimo, atenção, diz, não inventes dores, porque depois podes ter dores a sério e nós não sabemos se são verdadeiras..."

É muito positivo quando se percebe o que se passa, o que se precisa, e se sabe manifestá-lo. E muito bom quando se recebe o que se precisa... Seja criança ou adulto!

Um bombom para o ego

No dia do meu casamento, há uns anos, houve várias pessoas a dizer-me que estava muito bonita (acho que todas as noivas ouvem isto!).

Contudo, só um elogio permanece inesquecível e acho que para sempre perdurará na minha memória, como um bombom para o meu ego (a utilizar em caso de necessidade):

Um priminho, que tinha quase três anos, quando a mãe lhe perguntou, já para o fim do dia: "Olha a noiva, não está bonita?", respondeu: "Não é uma noiva, é uma princesa!"

Todos rimos, mas desconfio que só eu nunca me esqueci destas palavras...