quinta-feira, 7 de março de 2013

Memrise

Gosto de aprender línguas, sempre gostei.

Há um ano (mais dia, menos dia), descobri o Memrise. Em poucas palavras e provavelmente não fazendo justiça ao Memrise, direi que é um site para se aprender o que se quiser. Até agora utilizei o Memrise para aprender ou rever línguas (espanhol, norueguês, francês, italiano... ainda não comecei a rever alemão, mas atendendo à atualidade, deveria despachar-me!), mas há muito mais para aprender do que línguas.

Também utilizei o site para criar alguns cursos a ensinar português a estrangeiros (que percebam inglês) - porque nós também podemos criar os nossos próprios cursos, só para ensinar a outros, ou para nós próprios aprendermos também. Se quisermos, podemos fazer um curso e mantê-lo privado (pode dar jeito enquanto não estamos muito seguros do que queremos pôr no curso), restrito ou totalmente público.

Os últimos cursos que criei tiveram um objetivo muito claro: proporcionar mais uma ferramenta de leitura e escrita para a minha filha Vassoura, a frequentar o 1º ano. Ela só lá vai quando quer, mas quando vê os pontos a aumentarem (há uma componente de jogo no site) fica toda contente.

Recomendo.

Superpoder

Ainda estou a habituar-me a ele, mas tenho de certeza um superpoder: o de detetar no Feitiço vontade de fazer xixi, sem que ele o diga.

Por vezes, há sinais evidentes, que consistem em movimentos com as pernas aos quais chamo "dança do xixi". Nesses casos, é bastante fácil perceber a tal vontade. Até a Vassoura e a Varinha já dizem: "O Feitiço está a fazer a dança do xixi. É melhor ele ir para o bacio."

O superpoder, que só eu tenho, consiste em detetar a necessidade (mais isto do que vontade, já que vontade ele nunca tem) a partir de pistas camufladas de carinho, em especial se, estando nós em divisões diferentes, o Feitiço vem ao pé de mim e não diz nada, mas não me larga. Se se aproximar e falar de um assunto qualquer, não é a necessidade que o move (embora possa ter conteúdo para encher o bacio).

Distinguir estas diferentes abordagens à minha pessoa nem sempre corre bem, por isso é que digo que é um superpoder ao qual estou a habituar-me. No entanto, preferiria que fosse um superpoder totalmente desnecessário, inexistente até, como há de ser um dia, quando o Feitiço controlar a 100% a sua bexiga. Mais ou menos como o Super-Homem preferiria que não houvesse "maus", por muitos superpoderes que tenha para os meter na ordem.

P.S. - Pode escrever-se "xixi" ou "chichi", para o caso de estarem a pensar sobre o assunto.