segunda-feira, 4 de maio de 2015

Ter (mais) filhos ou não ter

Às vezes, penso que não nos dispormos a ter mais filhos - isto não é genérico, estou a referir-me exclusivamente a mim e ao Rogério - é egoísmo. Outras vezes, penso que querer ter mais filhos é egoísmo da minha parte, porque seria uma sobrecarga para o Rogério (obviamente que para mim também, mas quem corre por gosto...).

Ter ou não ter... é sempre egoísmo? :-(

6 comentários:

  1. Pessoalmente, gosto muito da expressão "parternidade responsável" que vem no catecismo da igreja católica. Para alguns casais dois filhos é demais, para outros 5 ainda é pouco. Não vejo isso do lado do egoísmo, do tipo "se tivermos mais já não podemos ir jantar fora tantas vezes", mas sim do ponto de vista do equilíbrio psicológico que ambos os membros do casal precisam de ter para a harmonia da família. E se o desejo de um dos membros colocar a família em desalinho, por mais que custe aceitar isso, não me parece que se trate de uma opção "responsável"... acima de tudo, há que pensar no que é melhor para o bem comum e, desde aí, deitar fora todo e qualquer sentimento de culpa. Um filho é um projeto demasiado importante e impactante para não ser partilhado, na íntegra, por ambos os pais. Bj grd, AMLL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que dizes faz todo o sentido, mas não invalida o que eu por vezes sinto!
      Bjs para todos

      Eliminar
  2. Como compreendo este sentimento! A vontade de ter mais filhos existe em mim e julgo que agora se está a apoderar do meu marido. No entanto devido ao meu trabalho ele acaba por ser mais prejudicado pois é quem as leva de manhã e muitas das vezes quem as vai buscar à tarde. E ele já faz tanto por nós que iria sobrecarregá-lo! Só o tempo o dirá!

    ResponderEliminar
  3. Dá-me a impressão que quando tomamos essa decisão, as coisas tendem a resolver-se. Eu vejo por mim, sozinha a maior parte da semana (marido em casa só às 4as à noite e fins-de-semana), sei o que me espera pois trabalho e já tenho duas filhas cada uma com necessidades próprias da idade, sei que a lida da casa, as coisas da escola, compras para a casa, etc etc tudo recai sobre mim, mas mesmo assim tenho confiança de que tudo vai correr bem, trabalharei para isso, pois no meu coração só assim as coisas fazem sentido!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo contigo, mas é como dizes: "quando tomamos essa decisão" - uma decisão conjunta, não individual. Falta metade querer, cá em casa, de uma forma mais consistente (muito de vez em quando parece que a ideia até lhe agrada, ou melhor, não lhe desagrada)...

      Eliminar

- Posso fazer o meu comentário?
- Claro que sim, mas tendo cuidado com a linguagem.
Obrigada!

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.