terça-feira, 7 de maio de 2013

Desafio "Berra-me baixo" #1

Já me perguntaram o que era isto do "Berra-me baixo" aqui do lado direito do blogue. É um desafio que já vai na 3ª edição, mas para mim é a primeira vez. Houve em janeiro, em março e agora em maio. A ideia é "melhorar relações". Mais informações no blogue onde o desafio foi lançado.

Eu fiquei a conhecer o desafio, se não me falha a memória, ao ler este post do "Quando for grande quero ser mãe", ia o mês de março a meio. A forma como a Teresa escreveu (e escreve - o seu é um dos blogues que visito "todo o santo dia") encantou-me e despertou em mim curiosidade de saber mais, porque eu sou uma berrona de primeira categoria (com os meus filhos também, sim, mas sobretudo com os meus alunos) e queria tanto, mas tanto, deixar de ser!

Poderia ter aderido ao desafio na hora, mas não quis dar a cara (ou o nome fictício) sem primeiro fazer a experiência levemente, sem compromisso perante terceiros (não que achasse que iria ser julgada por falhar, mas...).

Comecei então (ainda em março e desde essa altura) a tentar uma nova abordagem e percebi que funcionava (quando me lembrava) ir ao pé dos meus filhos e falar-lhes ao ouvido, em vez de, sem sair de onde estava, berrar para fazerem o que queria que fizessem. Não demorei muito tempo a ter reação por parte da Vassoura. Perguntou-me: "Por que é que tu agora falas assim ao ouvido?" Respondi: "Em vez de gritar? Porquê? Achas mal?". "Não, não!", respondeu ela.

Gostava mesmo de deixar este vício de berrar como se não houvesse alternativa. Em casa e na escola (ao regressar ao ativo). Sei que na escola o desafio será maior, porque serão muito mais crianças, mas não será (não é!) impossível! Eu vou conseguir!


6 comentários:

  1. Tu vais conseguir,tenho a certeza absoluta!!!AP

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente... Mãe há só uma! És uma querida, doce, linda, etc., etc....
      Obrigada!

      Eliminar
  2. Vai conseguir sim!
    Sabe que os meus filhos também estranharam. "O que se passa contigo mãe?". Que engraçado. Fiquei feliz por ter contribuído para que aderisse ao "Berra-me baixo". Sabe tão bem não andar sempre a gritar! Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode ter certeza que contribuiu, Teresa! A Magda é a especialista na matéria, a "mestra", mas por vezes são os discípulos (neste caso, para mim, a Teresa) que melhor transmitem a mensagem a quem está de fora, já que estão mais próximos da sua realidade. Não sei se me fiz entender... Beijinhos.

      Eliminar
  3. Respondendo à "resposta", muito obrigada,minha querida,pelas tuas palavras tão amorosas. O meu ego fica mesmo elevado!!...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para responder à "resposta", a melhor maneira é clicar na palavra "responder" que está mais perto (abaixo) dessa resposta. Eu às vezes também clico no sítio errado... não é grave!

      Eliminar

- Posso fazer o meu comentário?
- Claro que sim, mas tendo cuidado com a linguagem.
Obrigada!

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.